Um Pouco da Nossa História e Ligação com o Professor Eurípedes Barsanulfo

Após 110 anos da inauguração do Colégio Allan Kardec, idealizado e fundado pelo Prof. Eurípedes Barsanulfo em 31 de janeiro de 1907, sob a égide da sublime Mãe de Jesus, tem início em Sacramento, Minas Gerais, a maior campanha educacional conhecida até então.

E, nas Terras do Sul, em Blumenau, um grupo de 6 pessoas, no ano de 2004, começa uma nova jornada, reunindo-se semanalmente em suas casas, iniciando encontros com a leitura do Evangelho de Jesus.

Este grupo, já recebendo a inspiração e orientações do Prof. Eurípedes, começa a idealizar um trabalho voltado à educação de crianças e adolescentes com vulnerabilidades sociais, baixo rendimento escolar e diversas dificuldades de aprendizado.

Iniciaram um projeto e logo surgiu o nome "COM O PAR TRILHAR"- e pensávamos: Onde vamos trabalhar? Qual será o local? O que fazer estava definido pelo grupo. Havia chegado o momento de deixar a teoria e ir para a prática, esta era uma de nossas preocupações.

Até que um certo dia, encontramos a pessoa que nos abriria as portas da sua empresa para darmos início ao trabalho tão sonhado, que temos até hoje. Isso aconteceu em 2005, onde iniciamos uma nova caminhada, pois não tínhamos nada, nem caderno, nem lápis e nem pão. Não estacionamos. Nada nos impedia de realizar o tão sonhado momento. Fomos buscar ajuda daqueles que acreditam que o mundo pode ser melhor e achamos as pessoas certas que se solidarizam com o trabalho.

Abril de 2005, iniciamos as atividades com 16 crianças e adolescentes, éramos tão poucos, tínhamos tão pouco ou quase nada, mas tínhamos o que há de melhor no ser humano: vontade firme, ideal e disponibilidade de servir o próximo. Trabalhávamos três vezes por semana, no período matutino, e às quintas-feiras à tarde com um pequeno grupo de mães, que faziam tecelagem com a Professora Ondina, nossa primeira voluntária.

Foi assim que começamos e temos muito o que agradecer, pois o trabalho só aparece quando o trabalhador está pronto. Foi difícil. Nada é fácil. Mas quando há perseverança, as dificuldades são superadas. 

O tempo foi passando (2005). Sonhávamos em ter uma casa singela, tal qual era o trabalho. E ela chegou. Talvez bem antes que pudéssemos imaginar. E em 31 de janeiro de 2006, numa terça-feira, este sonho foi realizado - mais um - e este pequeno grupo de pessoas sabia que suas responsabilidades aumentavam. "Firmado o compromisso com Jesus, não te olvides das graves responsabilidades que assumistes perante a própria consciência." Joanna de Ângelis.

Sede própria, nova caminhada. O caminho se fez caminhando. E nós não parávamos. As crianças foram chegando, aumentando o número dos atendimentos de 16 de 2005. Atendíamos somente no período matutino, pois não tínhamos estrutura para atender nos dois períodos. Fazíamos tudo. Desde a limpeza até as refeições, sem esquecer o grande compromisso assumido com Jesus: "Atender aos pequenos", tarefa principal, o acolhimento e os cuidados com aqueles pequenos seres. 

O trabalho foi se firmando e os colaboradores foram chegando, um, mais um e mais um, e desta forma nos tornamos muitos. Os chamávamos "nossos anjos da guarda". Não fomos esquecidos, ninguém é. E fomos nos entrelaçando. Laços, nós, cada vez mais apertados. E todos que aqui estão, fazendo parte deste cenário social, albergam em seus corações o amor incondicional a Jesus e ao Prof. Eurípedes.

Joanna de Ângelis nos fala em um de seus livros: "As pegadas mais fortes são aquelas transformadas em luzes que brilham apontando o rumo da segurança". 

O trabalho cresceu, e em 2007 estendemos para os dois períodos, atendendo a 57 crianças e adolescentes, e atualmente estamos dando acolhimento a mais de 100 crianças e suas respectivas famílias. 

Hoje, ao escrevermos esta pequena história, porém grande de sentimentos, nos deparamos com as "coincidências" das datas: 31 de janeiro de 1907 - Prof. Eurípedes inaugura o Colégio Allan Kardec; 31 de janeiro de 2006, numa terça-feira, a Associação Pedagógica Eurípedes Barsanulfo muda para esta casa; e dia 2 de fevereiro de 2016, numa terça-feira, comemoramos os 10 anos de sua sede própria.

Nossos corações se enchem de alegria neste momento, e nossos agradecimentos a Deus são constantes, a Jesus, modelo e guia da humanidade, a quem buscamos as palavras e consolo em seu Evangelho, e ao Prof. Eurípedes Barsanulfo, que sempre nos orientou em toda a nossa trajetória. A Eles devemos todas as realizações e conquistas, todas as alegrias e vitórias.

Por fim, lembremos mais uma vez o Prof. Eurípedes, quando, em sua primeira mensagem, pela psicografia do querido Chico Xavier, nos diz: "Jamais vos sintais sozinhos na luta. Estamos convosco e seguiremos ao vosso lado. Invisibilidade não quer dizer ausência". ​

Esta frase da mensagem sempre nos impulsionou a olharmos para os objetivos a serem alcançados, acreditando sempre na presença amorosa de Eurípedes Barsanulfo, que nunca nos abandonou, nunca nos deixou sem resposta. A Ti, Eurípedes, nossa eterna gratidão.

E para encerrar, segue mensagem do Espírito da Verdade do Evangelho Segundo o Espiritismo, no Capítulo XX, Os Trabalhadores da Última Hora:

"Os Obreiros do Senhor...

Ditosos os que hajam dito a seus irmãos:

Trabalhemos juntos, e unamos os nossos esforços.

A fim de que o Senhor, ao chegar, encontre acabada a sua obra".

Que Deus nos abençoe nesta caminhada, e torne nossos passos seguros.

Que Jesus ilumine a existência, para que sigamos sempre na Luz.

E que as luzes de um "Amanhecer de Uma Nova Era" possa vibrar em nossos corações, neste momento de "Transição Planetária".

​"Os meus discípulos serão conhecidos por muito se amarem". Jesus. 

Associação Pedagógica Eurípedes Barsanulfo

Rua Anitápolis, 85 Bairro Vorstadt, Blumenau - SC

Fone (47) 3222-1896